Positive Company

Como proteger o seu patrimônio com ouro ou dólar

Descubra neste artigo como proteger e prevenir a desvalorização do seu patrimônio para momentos de instabilidade financeira com dólar e ouro.

Como proteger o seu patrimônio com ouro ou dólar
Foto: Pixbay

Um dos maiores questionamentos de investidores recém chegados no mercado de capitais é a segurança e os riscos que podem correr estando ali. Devemos admitir que o risco na renda variável é eminente, mas isso não significa que tudo está perdido e que colocar o dinheiro em ações ou em outros tipos de investimentos da renda variável irá fazer você instantaneamente perder dinheiro.

A atuação do investidor no mercado de ações deve ser sempre baseada no fator avaliação de risco. Devido a grande volatilidade do mercado, que possibilita ganhos consideravelmente maiores que outros tipos de de investimento, o patrimônio investido ali está suscetível a instabilidades econômicas, como a crise do coronavírus.

Logo, devemos reforçar que a economia é cíclica, sendo assim, cedo ou tarde os cenários de crise vão se repetir em maior ou menor intensidade. O investidor consciente deste fato se previne para que em momentos de turbulências políticas, dificuldades econômicas e instabilidade do país, seu patrimônio siga protegido.

Neste artigo você irá conhecer como fazer a proteção da sua carteira a partir de aplicações em ouro e dólar.


O que você vai aprender:


Porque devo proteger o meu patrimônio?

Crises econômicas acontecem e se repetem, é só observar a história da humanidade. Alguns exemplos são a quebra da bolsa de Nova York em 1929, estouro da bolha imobiliária americana em 2008, crise sanitária de 2020 e outros momentos marcantes da história mundial e do país.  

O Brasil é considerado um país emergente, sendo assim, a sua moeda não é forte e, com exceções pontuais, os investidores sentem um impacto significativo das oscilações e problemas econômicos do mundo.

Com as relações diretas e indiretas das economias mundiais, o investidor está no centro dos impactos positivos e negativos que essas relações podem gerar. Portanto, proteger o seu patrimônio é importante, pois ao lastrear parte do seu patrimônio em uma moeda mais forte – o dólar, por exemplo, ou em uma commodity como o ouro – você resguarda que em momentos de crise na economia e no mercado de ações, diminua e em alguns caso anule os resultados negativos na sua carteira.

Para quem é recomendado esse tipo de investimento?

Investir em ouro e dólar é uma boa opção para todos os investidores. Entretanto, é preciso ficar atento ao fato que estes não pagam dividendos e são uma forma de proteger o dinheiro das oscilações, garantindo assim ao investidor a possibilidade de se resguardar em momentos de instabilidade. 

Especialistas sugerem que esse tipo de investimento deve ocupar cerca de 5% da carteira de investimentos, mas isso irá depender do perfil do investidor e dos objetivos que ele possui com as suas aplicações. A diversificação da sua carteira é uma excelente e necessária estratégia para se proteger também.

Como proteger seu patrimônio com ouro

[Como proteger o seu patrimônio com ouro ou dólar]
Foto: Pixbay

Investimentos em ouro podem ser feitos de 3 principais formas: em ouro físico, fundos multimercados ou através de contratos negociados na bolsa de valores. Atualmente, uma nova forma de investimento lastreada em ouro tem se tornado uma opção, que são as “stablecoins”. 

Formas de investimentos em ouro

Ouro físico: As barras de ouro são vendidas através de corretoras e instituições credenciadas pela CVM.

Fundo de investimentos: são lastreados em contratos financeiros de ouro e possuem a administração de uma instituição e profissional para a gestão do fundo. 

Contratos futuros: caso não se sinta confortável em guardar ouro de modo físico, a opção de contratos possibilita que você compre gramas de ouro a partir de negociações dentro da bolsa.

Stablecoins: são criptomoedas com lastro em ouro, sendo assim, possibilitam a segurança garantida pelas mineradoras, além do fácil rastreio através do sistema de blockchain.

Vantagens e desvantagens do ouro

Vantagens: 

  • Tem seu valor reconhecido mundialmente
  • Indicado para momentos de juros baixos em grandes economias
  • Protege a sua carteira contra a inflação 
  • Proteção a longo prazo

Desvantagens:

  • Não serve pra quem está buscando renda passiva
  • Tem custo de custódia
  • Demora para valorizar

Como proteger seu patrimônio com dólar

O dólar é a moeda mais conhecida e principal moeda comercial do mundo, é considerada uma das mais fortes e mais seguras para se investir. Pelas suas características e estabilidade do sistema econômico americano, investir em dólar se torna uma excelente opção ao investidor.

Formas de investimentos em dólar

[como proteger o seu patrimônio com ouro e dólar]
Foto: Giphy

Dólar físico: essa não é a melhor possibilidade, mas é uma opção para resguardar seu dinheiro acima das crises. Essa pode ser uma forma de se proteger para viagens, ao adquirir a moeda em momentos diferentes, você pode atingir um preço médio mais atraente e mais barato que no momento da sua viagem.

Fundos de cambiais: são fundos que se caracterizam por pelo menos 80% de suas carteiras serem em títulos lastreados em dólar. 

Ações: mesmo em cenários conturbados, empresas que são fortes em exportação, ou seja, recebem seus lucros em dólar, respondem bem. Isso porque com a alta do dólar, a receita aumenta e os ativos também.

Dólar Futuro: esse é o tipo de operação que dá o direito ao investidor de fazer uma negociação com um valor e data para uma quantidade da moeda definida previamente. 

Mini Dólar: segue o mesmo princípio do dólar futuro, mas o que a difere é a quantidade. Os contratos de mini dólar são negociados a preços mais baratos.

Stablecoins: há algumas criptomoedas que são lastreadas no dólar, assim, ao adquirir esse tipo de investimento, o investidor fica resguardado pela instituição.

Vantagens e desvantagens do dólar

Os investimentos em dólar possibilitam ao investidor boas vantagens, mas como nem tudo são flores nesse mundo, algumas desvantagens também cercam a aplicação, confira:

Vantagens

  • Segurança 
  • Moeda forte e com poder de compra em todo o mundo
  • Liquidez alta (no mundo todo)
  • Diversidade de produtos,  

Desvantagens

  • Alta oscilação de valor
  • juros baixos, sem ganho real
  • Imposto de renda cobrado sobre a variação da moeda

Quero começar a planejar o meu futuro, o que fazer?

O investidor antenado e que se protege dos riscos das variações da economia busca formas contínuas de aprimorar seus conhecimentos. O dólar e o ouro, além da diversificação da carteira do investidor, são formas muito bem difundidas e executadas pelos grandes players do mercado.

Para se proteger de forma a não cometer gafes que coloquem o seu rico dinheiro em cheque no mercado, o futuro investidor ou até mesmo o investidor deve estar sempre procurando aprender mais, conhecendo os segredos do mercado e as melhores formas de ter altas rentabilidades de forma segura.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: