Você sabe como fazer a gestão do seu tempo?

Quando você consegue administrar o seu tempo de forma eficiente, isso é refletido em uma produtividade maior.  Produtividade maior significa não apenas realizar mais tarefas ao longo do dia, mas também conseguir realizar estas tarefas com qualidade e excelência.

Se você fizer uma análise do seu dia a dia, vai perceber que um dos sentimentos de realização e bem-estar que nós temos está relacionado a administrar o nosso tempo de forma eficaz.

A administração do tempo é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas requer disciplina e comprometimento.

Eu separei algumas dicas que podem ajudar vocês nesta atividade.

relógio de mesa para gestão do tempo

1- Liste as suas tarefas

Faça uma lista no papel ou em uma agenda eletrônica das pendências que você tem no seu trabalho ou nos seus estudos. Você pode optar por fazer essa lista semanalmente ou mensalmente. O importante aqui é ANOTAR TUDO o que você precisa fazer, para não correr o risco de se esquecer de nada.

2- Defina as suas prioridades

Com a lista em mãos, defina o que deve ser feito primeiro. Existem afazeres comuns, afazeres importantes e afazeres urgentes. Não deixe que o “importante” se torne “urgente” e vire uma bola de neve de tarefas acumuladas. Definir prioridades significa estabelecer o que deve ser feito primeiro para que o seu trabalho ou estudo flua sem complicações.

3- Faça um planejamento

Nesta mesma lista, coloque na frente das atividades pendentes quais ações você deve tomar para realizá-las. A partir destas ações, faça um planejamento. Planejar uma tarefa é crucial, porque é no planejamento que você identifica possíveis contratempos e consegue se antecipar a eles. Dessa forma, você não perderá tempo tendo que voltar em uma tarefa e repeti-la outra vez pela falta de planejamento.

4- Delegue o que for possível ser delegado

Da lista que você separou, é possível delegar alguma coisa? Se for possível, delegue! Não amarre todas as tarefas com você, porque além de te sobrecarregar, isso atrapalha e atrasa o andamento de outas atividades.

5- Evite distrações

Hoje em dia é muito comum que a gente se distraia com redes sociais e conversas paralelas com os nossos colegas. Faça o possível para evitar essas distrações. Além delas fazerem com que você perca o foco, elas também atrasam o seu trabalho.

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