Você já ouviu falar em mindset?

O mindset pode ser descrito como a mentalidade que cada pessoa tem em relação a vida. Ou seja, a forma como pensamos, seja ela otimista ou pessimista, é o que vai moldar como lidamos com as coisas ao nosso redor. Em outas palavras, a partir do momento que passamos a controlar as nossas atitudes mentais, a influência que teremos será muito positiva.

Atualmente, temos dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

As pessoas que possuem o mindset FIXO tem os seguintes padrões de pensamento:

  • Acredita que a inteligência e habilidade são natos
  • Evita desafios por medo de expor as suas fraquezas
  • Encara os problemas sem esperança para resolvê-los
  • Não acredita que o esforço pode ocasionar mudanças
  • Não é capaz de enxergar as suas próprias limitações

As pessoas que possuem o mindset de CRESCIMENTO já conseguem enxergar as situações de outra forma:

  • Acredita que é possível desenvolver a inteligência e as habilidades
  • Aceita os desafios e encara as falhas como aprendizado
  • Enfrenta os problemas com entusiasmo
  • Acredita que o esforço é um caminho para atingir a excelência
  • Sabe quais são as suas limitações e busca aprendizado para superá-las

mindset positivo mulher feliz segurando um balão

O mais importante aqui é lembrar que o mindset não é algo imutável, por isso, através dos impulsos certos e da procura pelo autoconhecimento, qualquer ser humano é capaz de modificar a sua mentalidade.

Para você que está lendo este texto, eu separei cinco dicas que vão te ajudar a criar um mindset de sucesso.

1- Identifique as suas crenças limitantes

Sabe aquela vontade que você tem de empreender e ter o seu próprio negócio, e que toda vez que você trabalha para colocá-la em prática, é impedido por seus pensamentos? Identifique qual é o sentimento negativo que te faz desistir no meio do caminho e confronte-o. Por exemplo, escreva em um papel, no celular ou em uma agenda eletrônica tudo o que você pretende realizar nos próximos 3, 5 e 10 anos e quais são os obstáculos mentais que te atrapalham. Substitua-os por palavras positivas! Eu posso, eu quero, eu consigo, eu sou capaz!

2- Construa hábitos novos e positivos

Os hábitos nada mais são que os nossos padrões de comportamento e pensamento. Tudo o que você faz cotidianamente e por um determinado período de tempo, acaba se tornando um hábito. Em primeiro lugar, comece a treinar o seu cérebro a olhar de forma positiva para as situações e perceba como essa mudança de pensamento influenciará na sua vida. Pensar constantemente que não vai dar certo nos condiciona a desmotivação e a desmotivação faz com que você abandone as suas tarefas pela metade. Por isso, ensine a sua mente a pensar positivo, você vai se surpreender com o resultado final.

3- Trabalhe o seu foco

Nós perdemos muito tempo do nosso dia porque não sabemos criar uma escala de prioridades. Pegue um papel e separe as tarefas da seguinte forma.

– Das tarefas que você realiza no seu dia a dia, faça uma lista das mais importantes para as menos importantes.

– Das que você classificou como menos importante, quais você pode eliminar definitivamente?

– Das que são importantes, o que tem distraído você e impedido que você as cumpra?

– O que você pode fazer para eliminar esta distração?

Com este planejamento você vai conseguir enxergar com clareza quais tarefas são imprescindíveis na sua rotina e assim trabalhará com mais foco.

4- Trace metas

Lembra quando eu pedi no começo dessas dicas para que você fizesse uma lista com o que você pretende realizar nos próximos 3, 5 e 10 anos? Agora você vai traçar as metas que precisará cumprir para que esta lista se torne realidade. Trace as metas com muita clareza e faça um planejamento para cada uma delas. Não pense que o seu objetivo é muito difícil ou que está muito longe da sua realidade. Treine a sua mente para pensar que é desafiador, mas que você é capaz e que vai conseguir.

5- Acredite que pode

Essa pode ser a dica mais simples e ao mesmo tempo mais desafiadora. Reprogramar a sua mente a acreditar que você é capaz demanda algumas mudanças de hábito e o ser humano é por natureza muito imediatista. Pensar que você vai ficar rico, vai conseguir comprar o carro dos seus sonhos ou que conseguirá a tão esperada aprovação no vestibular não é algo que acontece da noite para o dia e muito menos acontece se você ficar parado apenas pensando positivo. Pensar positivo é na verdade o primeiro passo para estas conquistas.

Gostaram? Espero que essas dicas ajudem você leitor a criar um mindset de crescimento e de sucesso!

Quer saber como o coaching pode te ajudar a trabalhar o mindset? Então CLIQUE AQUI e confira os processos de coaching que a Positive Company oferece!

%d blogueiros gostam disto: