Positive Company

Como operar notícias e por que isso pode não ser o indicado para você

Operar notícias não é uma estratégia recomendada a todos porque demanda conhecimento de mercado e muita dedicação.


Como operar noticias e por que isso pode não ser o indicado para você

Há alguns dias conversei com meus alunos sobre como operar notícias. Esse assunto gerou muitos burburinhos. Diversas pessoas vieram nas minhas redes e até mesmo no Whatsapp abrir questionamentos sobre como seria operar notícias e se deveriam fazer isso para aproveitar essa onda de oscilações que o mercado vem enfrentando nos últimos meses devido ao forte ruído político aqui no Brasil.

Vamos começar com o seguinte fato: operar notícias, fazer trade, não é algo indicado para todo mundo. Esqueça esse discurso que os gurus espalham pelos quatro cantos da internet com promessas que você aprenderá a fazer trade e ficará milionário em poucos meses.

Existem alguns pontos importantíssimos que você precisa aprender antes de entrar para fazer especulação no mercado e você deve aprender isso ou então vai perder rios de dinheiro por não ter ficado atenta/o a eles.

Antes de detalhar sobre os motivos para você se atentar e entender se operar notícias é para você, preciso deixar claro que especular no mercado é algo que pode sim ser muito bom e que, assim como as estratégias de longo prazo que trazem dinheiro, o curto prazo também pode trazer. Entretanto, isso só vai acontecer se você estiver pronto e disposto a fazer isso.


Mas o que é operar notícias?

Operar notícia nada mais é que fazer trade, day trade ou swing trade curto. O seu funcionamento vem do acompanhamento das notícias políticas e econômicas e, partindo delas, você identifica que aquelas notícias terão forte reflexo no preço. Desta forma, você operará a favor daquela notícia. Um fato que deve ser verificado é que essas notícias não devem mexer com os fundamentos da empresa.

Portanto, por se tratar de oscilações momentâneas, o “operar notícias” é somente para estratégias de curto prazo. Por exemplo, Bolsonaro disse algo que esquenta a relação entre os três poderes e causa insegurança no mercado, isso terá reflexo no preço e as ações podem cair e aí você poderá operar vendido. É uma estratégia, afinal, será uma reação de momento e os fundamentos da empresa serão os mesmos.

Bolsonaro discursou novamente, mas agora arrependido e lança uma declaração para apaziguar o mercado, a bolsa sobe. Ou seja, essas notícias de curto prazo vão influenciar no preço e, a partir daí, os traders fazem as operações baseadas nos gráficos, porque não se olhará os fundamentos da empresa.


Se você está começando agora, vá com calma para não perder dinheiro


Entrar no mercado financeiro é como fazer um mergulho no mar, você poderá desbravar muitas coisas, mas só poderá desfrutar das belezas do fundo do oceano se estiver equipada/o para isso. Quando falo de equipamento no mercado financeiro, estou dizendo conhecimento, esse é o maior e mais necessário aliado que você terá no mercado. Além disso, preciso deixar registrado que não será só um curso ou apenas um livro que vai te tornar um grande investidor

Novamente, esqueça essas promessas de rentabilidades milagrosas e estes fast-cursos que pregam riquezas do dia para noite, é preciso constância para ter sucesso.

Memorizou o parágrafo anterior? Espero que sim, pois sem conhecimento e tempo de tela você jamais conseguirá bons resultados. Principalmente quando falamos em operar notícias, o risco é muito maior porque você vai fazer estratégias curtas. 

Para estratégias de curto prazo você precisará do gráfico para ser capaz de olhar ponto de entrada e ponto de saída. Então, isso por si só já requer um pouco mais de conhecimento e de experiência no tempo de tela.

Para você que está começando e é iniciante, o seu risco é maior porque ainda não tem a sensibilidade para entender o mercado. Você até então não tem todo o equipamento necessário para ir mais fundo no mercado. Sendo assim, esse aqui não é o melhor caminho para iniciantes. 

O melhor caminho para o iniciante é pegar firme nos estudos e entender mesmo como fazer análises fundamentalistas e investir pensando no longo prazo. Entenda que a regra do mercado financeiro respeita o trinômio do investimento composto por prazo, rentabilidade e segurança e cada perfil estará mais tendencioso a um ponto e se você não está confiante e disposto a ter menos segurança pela rentabilidade, é melhor passar longe do trade. 


Pense assim:


  • Quanto menor o prazo, maior a rentabilidade e menor a segurança.
  • Quanto maior o prazo, menor a rentabilidade e maior a segurança.

Texto: Como operar noticias e por que isso pode não ser o indicado para você

Para operar notícias é preciso ter um perfil mais arrojado que esteja disposto a correr risco para ter mais rentabilidade, ou seja, se você é iniciante, esse não é um caminho interessante. Porém, se você é um investidor de conhecimento intermediário ou avançado, segue algumas dicas importantes.

O investidor que já está em um nível mais intermediário para avançado e que vê sentido em especular no mercado operando notícias e aproveitando as ondas deve ficar atento a notícias de forma corriqueira e tem que entender de verdade o funcionamento e a influência política no mercado. Aqui não interessa se você é de ideologia A ou Z, o que você tem que ficar atento e entender é que ações políticas reverberam sobre a economia e você pode fazer dinheiro com isso.

Costumo acompanhar os jornais televisivos, mas com a tecnologia tem como você ler os principais sites e de maneira segmentada, como o Valor Econômico, Investing.com, BM&C News, onde é possível acompanhar várias opiniões diferentes e de vários segmentos dentro do mercado financeiro

Se você é o tipo de pessoa que evita o noticiário e não quer estar por dentro do que está acontecendo no cenário político, você terá dificuldades em executar a estratégia de operar notícias. É preciso ficar atento ao que acontece na economia, na política, nos assuntos micro e macroeconômicos que vão influenciar nos preços dos papéis. Sem isso você não conseguirá aproveitar a onda, uma vez que elas são montadas e desenvolvidas em razão da notícia A,B e C.


Os cuidados necessários para quem vai operar notícias


Ficar atento ao tempo é de longe o cuidado mor da operação de notícias, afinal, elas são de curto prazo e se você errar o tempo de entrada e saída, poderá ter perdas consideráveis. Desta forma, o momento de entrada precisa ser assertivo e, por isso, o outro cuidado é a prática de estudos da análise gráfica

Portanto, foque nesse ponto aqui: você não vai conseguir operar notícias no home broker de nenhuma corretora. 

Você pode até tentar, mas as chances de acontecerem erros grandiosos são enormes, sabe por quê? Porque como você não terá a visibilidade do comportamento do preço, o que ele está fazendo, aquele zig zag onde é possível visualizar a volatilidade, não terá como ter uma estratégia muito assertiva, por isso a chance de erro gigantesca.

Pense que será como estar dirigindo de olhos fechados ou no escuro e a sua probabilidade de bater o carro é muito grande.

Então os cuidados necessários são esses: 


  • Ter conhecimento;
  • Entender o que está fazendo;
  • Ter tempo, porque as operações são curtas e;
  • Saber o tempo de entrada e saída no gráfico.

Operar notícias deve ser feito com cautela


Agora você já consegue entender que para operar notícias é preciso, antes de qualquer coisa, ter conhecimento técnico e prático de mercado. Sem tempo de tela, sem dedicação e sem a sensibilidade, você provavelmente irá cometer grandes erros e perder dinheiro.

Operações de trade não são indicadas para quem está começando ou que tenha um perfil de investidor conservador, é importante que você seja fiel ao seu perfil e que estude e conheça o mercado antes de operar desta forma.

Esse estilo de operação é interessante para pessoas que possuem abertura para riscos e que já estejam em níveis de conhecimento de intermediário a avançado. Porém, mesmo com esses níveis, operar notícias deve ser feito com cautela.



Deixe um comentário